Health Techs: o que são e como estão revolucionando a saúde

24/03/2021 - Entenda como a tecnologia e a inovação podem ser utilizadas para promover saúde.

As health techs são startups que prometem revolucionar o sistema de saúde, utilizando a tecnologia e a inovação como base. Confira como.

Nunca houve uma demanda tão grande por inovações no setor de saúde quanto agora, em tempos de pandemia global. 

No Brasil e no mundo as ineficiências do sistema sanitário e de saúde foram evidenciadas e aprofundadas. As iniciativas públicas e privadas precisam adotar medidas mais efetivas de prevenção e combate a diversas doenças, permitir maior acesso da população aos serviços básicos de saúde e realizar uma melhor gestão dos recursos. 

É nesse cenário que as chamadas Health Techs se destacam. As startups do setor de saúde nos mostram que toda a população pode se beneficiar da aplicação da tecnologia na área médica, já que procuram selecionar uma série de gargalos existentes no processo de atendimento e assistência aos pacientes. 

Segundo o site Whow, em 2018 o Brasil possuía 248 startups de saúde mapeadas e ativas. Em 2020, esse número mais do que dobrou: foram catalogadas e verificadas 542 health techs. 

Esse salto tão grande nos mostra que as tais empresas são uma tendência que veio para ficar. 

Mas, afinal, o que são as health techs e como elas prometem revolucionar o sistema de saúde no Brasil e no mundo? Continue a leitura deste artigo e descubra!

O que são as Health Techs? 

Formado pelas palavras em inglês health (saúde) e tech (que faz alusão à tecnologia), o termo healthtech denomina as startups focadas no setor da saúde. 

Isso significa que essas empresas aplicam soluções tecnológicas e digitais para otimizar os serviços em saúde, utilizando-se de inovações como inteligência artificial, Big Data, internet das coisas e diversos outros recursos. 

Através de métodos disruptivos, essas startups ajudam a melhorar os processos de gestão de hospitais e clínicas, além de permitir maior acessibilidade aos serviços básicos de saúde. Elas também podem atuar na área de logística de medicamentos, no diagnóstico e acompanhamento de pacientes e no agendamento de consultas e exames. 


Quais são as principais questões solucionadas pelas health techs? 

As startups de saúde proporcionam diversas mudanças no sistema, mas não necessariamente exigem a aplicação de insumos e tecnologias totalmente novas. Muitas vezes, essas empresas apenas apresentam um novo jeito de fazer a gestão de um hospital, clínica ou consultório médico. 

Com isso em mente, confira os principais pontos de atuação das health techs e quais são as dores solucionadas por elas. 


Acessibilidade à saúde e atenção primária 

Segundo o Ministério da Saúde, a atenção primária prestada em unidades básicas poderia resolver 85% das demandas dos pacientes. 

No entanto, nem sempre a população tem acesso a esses centros de saúde, o que faz com que as pessoas dirijam-se para pronto-socorro de hospitais, o que pode gerar sobrecarga no sistema e demora no atendimento.

Por meio de recursos como telemedicina, chatbots e outros, as health techs contribuem com ações de prevenção e diagnóstico dos pacientes, permitindo maior acesso da população ao direito de atendimento digno em saúde. 


Digitalização de documentos de saúde

Na era da transformação digital, é contraproducente continuarmos a utilizar métodos analógicos para realizar processos rotineiros. 

Mas a realidade dos serviços de saúde ainda está distante da digitalização completa: estima-se que cerca de 70% dos prontuários, receituários e encaminhamentos estão disponíveis apenas em papel. 

Isso faz com que os profissionais percam tempo procurando e organizando documentos - e que os pacientes tenham que carregar uma pasta com seu histórico médico sempre que precisam se dirigir a outra unidade de saúde. 

Nesse sentido, empresas focadas em digitalizar prontuários e outros documentos médicos podem se destacar e contribuir para transformar positivamente o setor. 

O COLMEIA é um software elaborado pelo Grupo SOITIC para agilizar a rotina dos gestores de hospitais - e algumas das soluções oferecidas são o prontuário eletrônico e a prescrição eletrônica (interna e externa). Esses recursos tornam os processos mais rápidos e seguros para todos os envolvidos. 


Gestão eficiente de hospitais e clínicas 

No setor de saúde, existe uma série de processos e normas a serem cumpridas para que a qualidade do serviço seja garantida. 

Os profissionais de clínicas e hospitais precisam ser capacitados em diversos temas, desde assuntos administrativos até aspectos técnicos dos equipamentos utilizados. 

Para agilizar a tomada de decisão dos gestores, existem diversas plataformas pensadas para tornar sua rotina mais simples, como controle de agenda, controle de estoque, gerenciamento financeiro e muito mais. 

O MEDSYSTEM WEB é um software completo desenvolvido pelo Grupo SOITIC para otimizar todos os processos clínicos, desde a recepção dos pacientes até a comunicação efetiva da empresa.


Neste artigo, falamos sobre como as health techs transformam o mercado da saúde, impulsionando inovações e tornando o setor da saúde cada vez mais tecnológico e humanizado. 

As soluções do Grupo SOITIC ajudam consultórios, clínicas e hospitais a obter mais agilidade e precisão na realização de tarefas. Conte com a gente para evoluirmos juntos!


    0800 707 5900 | soitic.com

www.facebook.com/soitic 

 www.instagram.com/gruposoitic | linkedin.com/company/grupo-soitic