8 megatendências para o mundo em 2030

14/04/2021 - Conheça as projeções feitas por especialistas e prepare sua empresa para o futuro

Entenda como as tendências de consumo, comportamento e tecnologia podem afetar o modo como agimos hoje. 

Como será o mundo em 2030? Como as escolhas que fazemos hoje, enquanto indivíduos e empresas, impactarão em nossas vidas, carreiras e negócios futuros?

Embora não seja possível dizer com exatidão o que irá acontecer daqui a alguns anos, podemos fazer algumas projeções, baseadas em pesquisas globais feitas por órgãos especializados em consumo. 

Continue a leitura para saber mais sobre as 8 megatendências levantadas pelo estudo da Euromonitor International e como esses dados podem ajudar as empresas a antecipar o desenvolvimento do mercado e impulsionar as mudanças nos seus setores de atuação. 


1. Avanço da classe média (Middle Class Advance)

Essa primeira megatendência indica que a classe média dos países desenvolvidos continuam na luta para manter sua posição econômica, conquistada e desfrutada antes da crise financeira global. 

Estudos demográficos indicam que a população mundial deve chegar a 8.5 bilhões em 2030 e que a maioria dessas pessoas fará parte da classe média, já que a extrema pobreza tem diminuído a cada ano. 

Além de nos atentarmos para a construção de moradias sustentáveis, os governos devem realizar ações de planejamento urbano e desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de mais alimentos. 

Outro aspecto dessa megatendência a ser considerado é que o consumidor da classe média visa reduzir o desperdício ao mesmo tempo em que comemora quando um item custa pouco.


2. Mudança nas fronteiras dos mercados (Shifting Market Frontiers)

Segundo a Euromonitor International, novos mercados estarão nos centros das atenções, uma vez que algumas regiões do mundo já atingiram seu potencial máximo e outras ainda permanecem “inexploradas”. 

A saturação do mercado e a ampla concorrência nas principais cidades do mundo fazem com que as empresas busquem atuar em cidades de porte médio, mas com rápido crescimento. 

Estima-se que, em 2030, dois terços da população mundial viverão na cidade. No entanto, embora as cidades “megamilionárias” sejam o ápice da urbanização, não são elas que mais crescem: os centros urbanos que registram maior crescimento são as pequenas e médias, com menos de um milhão de habitantes. 


3. Mais experiências, menos produtos (Experience More)

Como o próprio nome indica, essa megatendência enfatiza a busca dos consumidores por maiores e melhores experiências, em detrimento da posse de bens. Após a crise financeira global de 2008, os gastos com serviços têm registrado crescimento, enquanto os produtos de bens de consumo apresentam queda. 

Com a pandemia do novo coronavírus, essa tendência tem se consolidado ainda mais: para destacar-se e continuar atuando no mercado, muitas empresas têm apostado em oferecer experiências inovadoras para seus clientes, seja por meio da venda online de produtos, seja criando uma relação mais próxima nas redes sociais. 


4. Premiunização (Premiumisation)

A megatendência de premiunização diz respeito às prioridades de consumo. Com opções de produtos com preços que atendem a todos os bolsos, decidimos gastar mais com os itens que são mais relevantes para nós, ao mesmo tempo que reduzimos os gastos com produtos menos significantes. 

Desta forma, é essencial conhecer o seu público e entender quais são as suas preferências e em que momentos os consumidores estarão dispostos a gastar mais. Estudo de mercado nunca foi tão importante quanto agora. 


5. Vida ética (Ethical Living)

Cada vez mais, o consumidor tem dado mais valor às questões éticas e morais. Isso se traduz em decisões de compra que incluem a preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade, o bem-estar dos animais e práticas trabalhistas. 

Isso implica dizer que a pressão por compliance e transparência irá aumentar. As ferramentas para análises de informações irão facilitar a tomada de decisões, tanto por parte dos consumidores finais quanto no ambiente de negócios. 

Desta forma, os indivíduos poderão escolher produtos que tenham menor pegada de carbono ou com menos ingredientes tóxicos em sua lista. Assim, essa megatendência está estritamente relacionada com a próxima, que refere-se a uma vida mais saudável. 


6. Vida saudável (Healthy Living)

A preocupação com hábitos saudáveis tem deixado de ser um nicho do mercado e vem se tornando o padrão na vida da maioria das pessoas, principalmente porque os índices de obesidade e sensibilidade alimentar continuam a crescer. 

Os consumidores passaram a ter uma visão mais holística sobre a sua saúde, considerando o bem-estar mental e espiritual como partes importantes do bem-estar físico. 

O foco na saúde, potencializado pela pandemia, implica em mudanças no estilo de vida: nutrição, beleza, atividades físicas e autocuidado são temas em alta e que podem ser muito bem explorados pelas empresas.


7. Compras reinventadas (Shopping Reinvented)

A tecnologia já havia alterado o fluxo de consumo, mas essa realidade se tornou ainda mais dinâmica com a pandemia, quando a maioria das empresas tiveram que se reinventar para continuar atuando em um mercado tão competitivo. 

A mudança nos valores e o maior acesso à internet aumentam ainda mais a concorrência e a necessidade de se fazer presente nos mais variados canais de comunicação e vendas. 

As empresas (especialmente do setor de varejo) devem estar preparadas para engajar seu público a qualquer momento e em qualquer lugar. 


8. Consumidores conectados (Connected Consumers)

Essa megatendência está associada à anterior e afirma que os consumidores estão cada vez mais conectados, utilizando seus smartphones, computadores, tablets e outros dispositivos de navegação para adquirir conhecimentos e interagir com os conteúdos oferecidos digitalmente. Assim, a “experiência do usuário” é a palavra-chave de muitos negócios. 

Tecnologias como inteligência artificial (IA) e internet das coisas tornarão nossas vidas cada vez mais práticas, funcionando como uma facilitadora da inovação em produtos, processos e modelos de negócios.

Como pode-se perceber, os hábitos de consumo têm se transformado e como a tecnologia se mostra cada vez mais como uma aliada para que empresas e consumidores se conectem de forma genuína e proveitosa. 

As 8 megatendências para o mundo em 2030 demonstram que as nossas escolhas do hoje irão impactar grandemente o futuro da humanidade, principalmente quando consideramos o papel dos negócios em nossa sociedade global. 

Podemos esperar para ver onde essas tendências nos levarão ou agir para garantir um mundo melhor. 


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